Gestão 2021-2023


Conheça a nova gestão da ABASC

GESTÃO 2021-2023 DA ABASC:

FORTALECER E REGULAMENTAR

É com grande alegria que apresentamos a nova gestão da ABASC, que será responsável pela coordenação durante o período entre 2021-2023. A Gestão Fortalecer e Regulamentar tomou posse em agosto de 2021 e tem diversos projetos de fortalecimento e regulamentação da pauta profissional do bacharel em Saúde Coletiva. Pela primeira vez, temos uma diretoria jr., que irá ajudar na articulação e inclusão de graduandos na área. 

Conheça nossos membros:

PRESIDENTE DA ABASC - Soniery Almeida

“Sou Soniery Maciel, mas todos me conhecem como Sony. Sou bacharel em Saúde Coletiva pela Universidade de Brasília, Faculdade de Ceilândia, desde o ano de 2015. Atualmente, sou mestranda em Epidemiologia das Doenças Infecciosas e Parasitárias, pelo Núcleo de Medicina Tropical na Universidade de Brasília e consultora ABASC na Fundação Oswaldo Cruz Brasília. Decidi fazer parte da ABASC por acreditar na importância do profissional bacharel em Saúde Coletiva para construção e fortalecimento de uma política de saúde com mais equidade para a população, na capacidade de ser um profissional com olhar amplo e geral, que visa preencher as lacunas no SUS e por querer fazer parte da luta por espaços de trabalho para nós sanitaristas. Sou presidente da ABASC, responsável por apoiar as ações das comissões no alcance de bacharéis, na divulgação da associação e das atividades e ações para expansão da visibilidade dos bacharéis para o mercado de trabalho, entre outras; dar continuidade aos projetos iniciados na gestão passada e principalmente contribuir na articulação para auxiliar no processo de regulamentação da profissão de sanitarista.”

 
------------------
 

DIRETORA JR. - Andrea Mello 

“Sou Andréa Villas Bôas Mello, graduanda em Saúde Coletiva pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) desde 2016. A Diretoria Júnior da ABASC é um desafio que vem ao encontro dos meus anseios enquanto estudante desta graduação. É acreditar na nossa associação e ter a possibilidade de aproximá-la dos colegas ainda em formação para mover esforços e para que se sintam representados e acolhidos. É também nutrir o desejo de articulação com o movimento estudantil, no intuito de fortalecer nossa união em prol da nossa profissão.”

 
------------------
SECRETÁRIA - Laisa Dayane Sousa
"Sou Laisa Dayane. Me formei em Saúde Coletiva na Universidade de Brasília (UnB) campus da Ceilândia em dezembro/2017. Sou especialista em Saúde da Família e Comunidade pelo Programa de Residência Multiprofissional em Saúde da Família e Comunidade da Escola Superior de Ciências da Saúde (ESCS)| 2018-2020. Atualmente Sou bolsista do Instituto Butantan com atuação em pesquisa clínica. Decidi fazer parte da gestão da ABASC porque acredito que os bacharéis em Saúde Coletiva têm muito a contribuir com a melhoria da qualidade de vida da população brasileira e fortalecer a nossa profissão será essencial para inserir esses profissionais em áreas estratégicas que dê resultados positivos. Estou como Secretária Executiva da ABASC e quero prestar as minhas colaborações a categoria. Além disso fazer parte da gestão da ABASC me possibilitará inúmeros aprendizados no período 2021-2023.”
 
LinkedIn: Laisa Sousa
 
------------------
 
TESOUREIRA - Sarah Pâmela
“Sou Sarah Pâmela, me formei em Saúde Coletiva na Universidade de Brasília, em 2016. Atualmente, faço um MBA Gestão e Auditoria em Sistemas de Saúde. Decidi ajudar na continuidade da construção da associação, em prol do reconhecimento do profissional de Saúde Coletiva, estarei responsável pela tesouraria.”
 
 
------------------
 

VICE-PRESIDENTE - Danielly Xavier - Comissão de Comunicação, Transparência e Marketing

“Sou Danielly Xavier, mas todos me chamam de Dani. Me formei em Saúde Coletiva na Universidade de Brasília, em 2015. Atualmente, sou Cientista de Dados na iClinic. Decidi fazer parte da ABASC porque acredito que o bacharel em Saúde Coletiva é um profissional fundamental na construção e fortalecimento do SUS e queria me envolver na luta por espaços de trabalho para todos nós. Sou responsável pela comissão de Comunicação, Transparência e Marketing, que cuida das relações públicas da ABASC, seja por meio do site, e-mail, redes e mídias sociais. A nossa ideia é ampliar o alcance das redes sociais da ABASC, tanto no alcance de bacharéis quanto no alcance da população, divulgando as ações e habilidades de bacharéis em Saúde Coletiva.”

LinkedIn: Danielly Xavier
 
------------------
 

VICE-PRESIDENTE - Matheus Moutinho - Comissão de Representatividade e Defesa Profissional

“Sou Matheus Moutinho Crepalde, formado em Saúde Coletiva pela Universidade Federal do Rio de Janeiro, em 2013. Atualmente trabalho na Vigilância Epidemiológica do município de Cataguases em MG. Por que decidi fazer parte? Porque fui obrigado! Hehehehehe. ZUEIRA! Fazer parte da gestão da ABASC é um desafio ao qual me propus! É um desafio ajudar na regulamentação da profissão e na consolidação da nossa associação como entidade representativa de todos os bacharéis em Saúde Coletiva. Estou como vice-presidente e, além de ser uma honra, é uma missão consolidar a ABASC no cenário nacional.”

 
------------------
 

VICE-PRESIDENTE - Lucas Leite - Comissão de Articulação Participativa

“Sou Lucas Rodrigo Batista Leite, bacharel em Saúde Coletiva pela Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT - Cuiabá), formado em 2019, com período sanduíche no Instituto Politécnico de Bragança (IPB), Portugal. Atualmente sou mestrando em Saúde Coletiva pela UFMT-Cuiabá e estou na ABASC para ajudar na continuidade da construção da associação e, de modo mais ampliado, somar força no movimento de luta pelo reconhecimento profissional dos bacharéis em Saúde Coletiva. Atualmente estou como vice-presidente da associação e sou responsável pela Articulação Participativa.”
 
 
------------------
 

VICE-PRESIDENTE - Priscila da Silva - Comissão e Projetos e Processos Estratégicos

“Me chamo Priscila de Meira da Silva, sou natural de Porto Alegre-RS e catarinense de coração. Me formei em Saúde Coletiva pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) em 2018 e hoje faço parte da equipe técnica do Conselho de Secretarias Municipais de Santa Catarina (COSEMS/SC). Resolvi fazer parte da diretoria da ABASC, atuando na vice-presidência e responsável pela Comissão de Processos e Projetos Estratégicos, por acreditar que a luta pela Saúde Coletiva é verídica e que somar esforços em prol de objetivos em comum é efetivar a busca por espaços para a inserção desse profissional principalmente no Sistema Único de Saúde (SUS). Conto com vocês para que o bacharelado em Saúde Coletiva se fortaleça e estou disposta a aprimorar as ações desta Comissão por meio de sugestões, por isso te convido a conhecer o nosso trabalho e a colaborar com a gente nessa construção.”
 
 
------------------
 
CONSELHO FISCAL - Julimar de Fátima
“Sou Julimar de Fátima, mas todos me chamam de Juli - fique à vontade. Me formei em Saúde Coletiva na Universidade de Brasília, Faculdade de Ceilândia, em 2013. Atualmente, sou Analista de Gestão em Saúde na Caixa Seguradora do Banco do Brasil - CASSI. Decidi fazer parte da ABASC porque acredito no trabalho que o bacharel de Saúde Coletiva pode desenvolver nos mais diversos espaços de produção de saúde. Sendo assim, participar deste espaço de construção e reconhecimento dessa categoria é uma honra e um grande aprendizado, além de ser uma oportunidade de contribuir na luta empreendida. A entrada nessa gestão foi com a iniciativa de ajudar de forma concreta com a consolidação da ABASC, auxiliando na suplência do Conselho Fiscal, que é responsável por analisar as contas da ABASC cada 3 meses. Esse trabalho é fundamental para a manutenção e análise do custo- efetivo da associação, e para dar continuidade aos trabalhos desenvolvidos em prol dos associados e das pautas afetas a Saúde Coletiva prezando sempre pela transparência dos gastos.”
 
 
------------------
 
CONSELHO FISCAL - Bárbara Estevam
"Me chamo Bárbara Estevam, formei em Saúde Coletiva na Universidade Federal de Mato Grosso, em 2017, posteriormente fiz Residência em Gestão Hospitalar para o SUS no Hospital Universitário Júlio Muller/UFMT. Atualmente, sou mestranda em Saúde Coletiva, também pela UFMT e atuo na Vigilância Epidemiológica da Secretaria Estadual de Saúde de Mato Grosso. Participei do movimento estudantil desde o início da graduação e sempre sonhei com a construção dessa associação, participei da construção do estatuto e agora decidi fazer parte da ABASC para seguir contribuindo com o fortalecimento do bacharel em Saúde Coletiva. Estou como suplente do Conselho Fiscal."
 
 
------------------
 
CONSELHO FISCAL - Akeni Lobo
"Analista em saúde pública com atuação e experiências junto a entidades municipais, estaduais e federais. Epidemiologista no CIEVS- SVS Ministério da Saúdes. Especialista em financiamento e gestão da Atenção Primária à Saúde; Gestão e acompanhamento de obras da rede física do SUS; Gestão e implantação da informatização local; Inovação em serviços de saúde; Monitoramento de eventos epidemiológicos; Alimentação dos sistemas de informação federal E-gestor; SIOPS; SISAB, SCNES e sistemas da assistência farmacêutica WebService (Bnafar-2020), Hórus. Avaliação, cadastramento e acompanhamento das propostas de emendas parlamentares. Parecerista ad hoc de projetos acadêmicos e Projetos de Lei (Congresso Nacional). Mestrando em Gestão de Políticas Públicas em Saúde - FIOCRUZ; Graduando em Gestão Pública - Instituto Federal de Brasilia. Especialização em Informática em Saúde - UFRN Graduado em Saúde Coletiva pela Universidade de Brasília - Faculdade de Ceilândia."
 

LinkedIn: Akeni Lobo